Del Alencar- De que maneira o marketing digital tomou conta da sua vida?


André Telles- Como um profissional de marketing minha obrigação é estar conectado com todas as tendências e oportunidades para se posicionar uma marca e ajudá-la no seu faturamento. O Marketing Digital é um termo novo para o melhor aproveitamento em termos de marketing das chamadas novas mídias ou New Media.

Del Alencar- Como surgiu a idéia de escrever um livro sobre o ORKUT e como o Brasil recebeu essa idéia?


André Telles- Quando o Orkut surgiu no Brasil em janeiro de 2004, observei o crescimento desse site não só como uma forma de rever e fazer amigos, mas também para se fazer negócios e observar o comportamento público-alvo de meus clientes de uma forma muito mais espontânea que até mesmo uma pesquisa qualitativa poderia me dar. Em 2005 já tinha bastantes estudos sobre o Orkut e a Editora Landscape do grupo Bandeirantes topou publicar meu livro. Hoje é comum observar pessoas fazendo negócio e divulgando suas marcas por meio do Orkut. Quando recebo um e-mail de qualquer parte do Brasil me agradecendo pelas DICAS do livro é quando realmente me sinto feliz por ter escrito o livro.


Del Alencar- Como você ver a proibição das mídias digitais nas empresas e principalmente no funcionalismo público? Você acha que é falta de informação dos seus governantes ou uma repulsão a evolução da comunicação?


André Telles- Por incrível que pareça concordo muitas vezes com certos casos de proibição no uso do Orkut ou do MSN. Em horário de trabalho o profissional tem que estar pensando em trabalho, se for para ficar batendo papo furado pelo MSN ou mandando scraps sem utilidade não é correto mesmo. Agora o que as empresas e o próprio funcionalismo público tem que fazer é utilizar essas novas formas de comunicação de maneira inteligente e com profissionais focados em utilizá-las de maneira profissional. Se um prefeito não souber que certamente existe uma comunidade no Orkut com o nome da cidade que ele governa e que seus participantes muitas vezes estão propondo melhorias para um bairro, ele está desatualizado. Se uma empresa não souber que muitas vendas podem ser perdidas por não estar conectado ao MSN e seus clientes, ela também está desatualizada. É uma questão de foco de entender as novas mídias como uma maneira de se relacionar e de se fazer bussiness.


Del Alencar- Quanto aos jovens, o que você aconselha na questão da super exposição e insegurança no meio digital? Qual a atitude que os pais devem tomar no sentido da prevenção?

André Telles- As crianças não podem ser criadas em bolhas, essa geração já nasceu com a Internet, proibi-las de navegar é como proibir uma criança de comer chocolate, ela vai fazer escondido! Os pais devem se preocupar em educar, estar presentes e dar bons conselhos. Quanto o Orkut, nas regras de uso é proibido o uso por menores de 18 anos. Se um pai sabe que seu filho tem Orkut e é de menor, tem que saber que seu filho está infringindo uma regra, então é bom saber o login e a senha para dar uma espiandinha, rsss.



Del Alencar- No seu ponto de vista quais são as novas tendências quando falamos de mídias digitais no Brasil?

André Telles- Móbile Marketing, AdverGames, Orkut Marketing, MSN Marketing, Youtube Marketing, Blogs, Google Marketing e o bom uso do e-mail marketing e sites na internet.

DEL PRODUÇÕES ARTÍSTICAS 2008 | delproducoes@infonet.com.br | (79) 9991 6172 - (79) 3044 3698 | ARACAJU -SE